Para de que serve uma fotografia?

Uma fotografia, sozinha, unitária, Têm a possibilidade de servir de modo a a capa do jornal, para o anúncio do moda, de modo a a divulgaçãeste por 1 Resultado. Dentro de um contexto de artes visuais, é cada vez mais difícil pensar em obras fotográficas que se apresentem tais como uma imagem única, desprovida do companhia, do uma sé especialmenterie ou sequência. Provocações à Parcela, é impossível — especialmente pelo contexto Destes fotolivros contemporâneos — pensar 1 trabalho através do uma única fotografia. A não ser em quadros raros saiba como este livro Lucas, qual é composto de uma única fotografia desdobrada em uma série de momentos, o de que faz utilizando qual uma única imagem se torne uma sequência por fotografias.

Além da fotografia se consolidar cada vez mais como uma Feição seriada, de que depende do elementos ordenados de modo a transmitir seu sentido pleno, a história, mensagem ou conceito possui adquirido 1 papel cada vez Ainda mais central na realização de projetos fotográficos. Alec Soth constata, em entrevista ao British Journal of Photography, que não se trata Muito mais do tomar grandes fotografias, contudo por se produzir grandes histórias. Outro exemplo interessante, que casa perfeitamente com a fala de Soth é o livro Image Tsunami, do Erik Kessels. Não há sequer uma Colossal fotografia pelo livro - especialmente se considerarmos ESTES preceitos clássicos do qual faz uma fotografia óptima ou ruim - contudo há uma Bastante história, cheia de conexões e mensagens inusitadas e incrivelmente interessantes.



Assim, o fotógrafo contemporâneo que deseja estar inserido em um contexto de artes visuais, especialmente considerando fotolivros, não Têm a possibilidade de (ou não precisa ser) somente 1 Colossal fotógrafo, ele deve ser 1 ótimo contador por histórias. Utilizando blogar em mente, chegamos ao livro Sugar Paper Theories, do fotógrafo Jack Latham, publicado através Here Press. Este projeto aborda 1 Destes poucos e utilizando certeza Ainda mais misteriosos desaparecimentos da história da Islândia. Sugar Paper Theories conta com a ajuda do professor Gisli Gudjónsson para contar esta misteriosa história ocorrida nos anos 70, que foi bastante exposta pela mídia e terminou em conclusões duvidosas, relacionadas a uma série de pressões políticas que afligiam a Islândia no período.

O fotolivro conta com uma série de fotografias produzidas por Jack Latham em locais ligados aos desaparecimentos, imagens de arquivo da polícia islandesa, recortes de jornais, trechos do diário de um Destes suspeitos de envolvimento nos desaparecimentos e 1 texto, assinado pelo professor Gudjónsson, qual narra ESTES acontecimentos ligados ao desaparecimento ao longo do livro. A direçãeste por Feitio é bem natural estruturada e garante de que esta sfoirie de elementos não se torne uma grande bagunça. O livro conta utilizando uma sé especialmenterie por multiplos papeis, tamanhos por páginas e cores, de que organizam cada um destes elementos, por exemplo: as imagens do arquivo são apresentadas em um papel de textura grossa, quase uma lixa, enquanto ESTES recortes por jornais sãeste encartados, apresentados em papel rosa.


Este livro Parcela do local do 1º desaparecimento, na região de Reykjavik e segue até o seu desfecho, com a prisãeste Destes supostos criminosos envolvidos e Fotógrafo Still as memórias qual eles deixaram de modo a trás. A sequência narrativa do fotolivro do Latham é essencialmente cronológica e tem como principal guia os textos por Gudjónsson, qual trazem uma sé especialmenterie do detalhadas informações A respeito de o caso. Dessa MANEIRA, acompanhamos o desdobrar do caso praticamente como em 1 romance policial, esperando por novas pistas, suspeitos, culpados e heróis.

Esta organizaçãeste cronológica e a direçãeste do Feição impecável, fazem com que a história contada pelo livro possua Ainda mais importância do qual as fotografias nele contidas. Fotografias de que, aliás, são ótimas, pelo menos para o o gosto. A questãeste é de que, se trocarmos Praticamente as fotografias de Latham por outras, o impacto será mínimo. Agora, se trocarmos — ou tirarmos — ESTES textos e imagens por arquivo, a história praticamente sumirá. E blogar não é um problema, talvez seja até a Bastante superioridade deste fotolivro. Esta é a “prova” por de que o fotolivro é a obra, não apenas 1 suporte de modo a imagens. Tais como uma escultura é indivisível nenhumas prejuízos para seu sentido e forma originais, 1 fotolivro também nãeste Pode vir a ser despedaçado isento perder parte da — ou toda — sua proporciona.


Outro ponto qual bem me interessa em Sugar Paper Theories é a importância do texto para a comunicação da narrativa proposta pelo autor. Esta é uma característica cada vez Ainda mais presente, especialmente em projetos “documentais”. 1 dos grandes exemplos — e possível causadora desta tendência — é Laia Abril, que sempre traz grandes doses por Saber textual em seus projetos, isento as quais eles perderiam Enorme parte de seu sentido, profundidade e interesse. Novamente, quero afirmar qual blogar não é um problema, por maneira nenhuma. Quanto Ainda mais ricas e cativantes sejam as histórias melhor para quem as consome, seja de maneira predominantemente visual, textual ou utilizando a união dos 2. Esta questãeste, fortemente presente em Sugar Paper Theories e em tantos outros fotolivros contemporâneos só reforça de que, pelo menos neste contexto, só uma fotografia não serve Ainda mais de modo a muita coisa.

Phillip Toledano encontrou uma maneira demasiado sutil e delicada para executar still por peças do roupas. Ele usou balões de festa, nãeste ficou lindo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *